Chasque atualizado em 1 / 08 / 2011 às 1:59 pm

Gravadora ACIT – Música de Qualidade



A trajetória da gravadora Acit começa em 1982, com a idéia de montar uma empresa atacadista que distribuísse, no Rio Grande do Sul, as produções de gravadoras multinacionais. A experiência de distribuição junto aos lojistas do Estado demonstrou a carência de uma gravadora que registrasse a grande demanda de artistas da música regional, o que levou a Acit a tomar um novo rumo, passando a atuar como uma gravadora voltada para o registro da cultura gaúcha. Não tardou para que grandes nomes começassem a gravar na Acit, muitos deles permanecendo até hoje no ‘cast’ da gravadora, como Os Farrapos, Pedro Ortaça, Terceira Dimensão, Jayme Caetano Braun, Tchê Barbaridade, Délcio Tavares,  Grupo Rodeio, Grupo Quero-Quero, Os Mateadores, entre outros (clique aqui e conheça nossos artistas).

Em 1992, de olho no mercado e na efervescente cena do pop-rock gaúcho a Acit  lança o selo Antídoto com o objetivo suprir as carências fonográficas do gênero. A escolha do nome Antídoto também revela esta proposta. A idéia era que o selo funcionasse como uma espécie de contraveneno à monotonia que, naquela época, assolava (e ameaçava) toda a movimentação de bandas no Estado. Desde então, muitos grupos gravaram seus discos pela Antídoto e outros tantos fazem parte do seu elenco de contratados, como Acústicos e Valvulados, Nei Lisboa, Rosa Tattooada, Ultramen, etc. É importante citar que o cast da Antídoto também está aberto a novos gêneros, como é o caso da Família Lima, que teve o seu mais recente trabalho distribuído pelo selo.

Sempre buscando o aperfeiçoamento, em setembro de 1995, a Acit dá um importante passo na busca da qualidade e auto-suficiência: utilizando as antigas instalações da ISAEC, inaugura, em Porto Alegre, o mais moderno e amplo estúdio do Sul do Brasil. Nos anos seguintes a gravadora torna-se uma referência em produção artístico-musical, gerando um padrão de qualidade almejado e reconhecido no meio. Desde então, a empresa vem investindo constantemente em seus estúdios, de modo a garantir que sejam utilizados equipamentos de última geração, ao mesmo tempo em que conta com os melhores técnicos de áudio do Estado entre seus colaboradores. Em 2002, comemorando 20 anos de atividades, a companhia passou a atuar em sede própria, localizada em Caxias do Sul, em um prédio equipado com toda a infra-estrutura para atender melhor seus artistas e clientes.

Acesse o sítio da Gravadora ACIT:
www.acit.com.br



Buenas gauchada amiga. Compartilhe, a Cultura Gaúcha agradece!